Grão Mestre

Yaron Litchtenstein

Yaron Alexander Lichtenstein (em hebraico: ירון ליכטנשטיין), nascido em 1953, na cidade de Rehovot, Israel, pratica o Krav-Maga desde o final de 1967 e foi um dos dez primeiros alunos a receber de Imi Lichtenfeld a faixa preta. Possui o título de Grão-mestre em Krav-Maga (9º Dan), atestado por documentos e diplomas, recebido diretamente de Imi, criador desta arte marcial para defesa pessoal. Atualmente divulga, ensina e forma instrutores em diversos países, por meio da Escola Bukan de Krav Maga, sendo um nome de grande importância no mundo das artes marciais.

No ano de 1977, dez anos depois da fundação de sua academia na cidade de Tel-Aviv, Imi passou as chaves da mesma para seu discípulo faixa preta, Yaron Lichtenstein. Pouco tempo depois um enorme avanço ocorreu na exposição e reconhecimento do Krav-Maga em Israel e no mundo inteiro.

Yaron, que uma década antes tornou-se um dos dois primeiros alunos do Imi que começaram seu caminho numa arte marcial desconhecida ao público: até aquele momento o Krav-Maga era exclusivamente reservado ás forças de Israel.

Passaram alguns meses e o número de alunos cresceu e a academia ficou pequena demais para conter todos os novos praticantes. Consequentemente Yaron voltou a sua cidade natal, Rehovot, e lá fundou, junto com Imi, a BUKAN – Escola de Krav-Maga, a primeira do Gênero no mundo, com aproximadamente 3.000 alunos e mais de cinquenta instrutores sob a sua supervisão.

A Intransigência profissional que Yaron herdou do seu professor e que foi aplicada diariamente nas aulas que ele ministrou, atraiu milhares de alunos para o Krav-Maga. Pessoas da área da educação – professores, diretores e representantes oficiais do ministério da educação, que viram e sentiram a contribuição do Krav-Maga para as pessoas que o praticaram, ajudaram Yaron a trazer o Krav-Maga para dezenas de escolas públicas em Israel. Era a primeira vez no mundo que tal projeto foi implantado.

Durante todo esse tempo Imi acompanhou o grande avanço, sendo o mentor profissional e espiritual para o Yaron e o Krav-Maga e participando em todos os eventos.

No intuito de receber uma licença especial para operar uma escola particular de Krav-Maga, Yaron foi estudar na universidade do Instituto Wingate, e se formou como treinador especializado, sendo o primeiro a receber tal certificação do Instituto Wingate e do Ministério de Educação em Israel. Consequentemente, ele foi o único autorizado por orgão público oficial a conceder diplomas de instrutor em Krav-Maga.

Além de seu trabalho na Escola, Yaron foi chamado para fundar e criar unidades independentes para instrução de Krav-Maga no exército israelense e nas diversas forças de segurança. Esses projetos também foram executados com grande sucesso.

No ano de 1989 a primeira delegação de instrutores e alunos de Krav-Maga, com dezenas de integrantes embarcou para a Holanda com o objetivo de difundir o Krav-Maga fora de Israel. Assim foi feito o primeiro passo para a expansão do Krav-Maga mundo afora.

Outro marco significante ocorreu quando Imi e Yaron publicaram dois livros sobre o Krav-Maga, incluindo praticamente toda a matéria e todos os movimentos autênticos e originais da mesma forma que foram criados pelo Imi, sem nenhuma alteração (ao contrário do que muitos fazem hoje em dia).

As duas obras: “Krav-Maga – Arte marcial Para Defesa Pessoal” e “Krav-Maga – O Poder, O Mistério, A Verdade” abriram um caminho inédito para todos os praticantes de Krav-Maga.

No mês de Maio 2007, Grão Mestre Yaron junto com seu filho, Sensei Rotem, Publicaram a obra: “O Livro do Krav-Maga – A Bíblia”.

A demais, como parte de seu trabalho com instituições educacionais, Yaron elaborou vários artigos acadêmicos sobre o Krav-Maga, artigos estes foram reconhecidos e aceitos pela Universidade Hebraica de Jerusalém, a maior e a mais respeitada do país.

No ano de 1994 Yaron recebeu do Imi Um diploma indicando o seu grau de Dan 9 de Krav-Maga e o fato dele ser o Grão Mestre do Krav-Maga no mundo inteiro.